Q: A AUM reconhece outras Ordens Maçônicas e é a AUM reconhecida por outras Ordens?

As questões de “reconhecimento” e “não- reconhecimento” têm atormentado as várias ordens da Maçonaria em particular, e do movimento maçônico em geral. Embora possa haver uma razão mais profunda esotérica por trás de palavras tais como “reconhecimento”, essas razões não são, certamente entendidas, ou melhor, são mal interpretadas por muitas ordens maçônicas e sua filiação. É pressuposto que este seja um movimento cuja doutrina é a Fraternidade espiritual!

Talvez para clarear a nossa posição podemos citar a nossa “Declaração de Propósito”:

“A partir deste dia deixe a palavra para todos os maçons nos quatro cantos do mundo, que não buscamos inimizade, não buscamos subverter nem suplantar qualquer Grande Loja regular e devidamente constituída ou Conselho Supremo, mas que nós procuramos somente a cooperação fraterna com todos os irmãos, devidamente qualificados e reconhecidos das ordens maçônicas na causa da Grande Obra”.

Os “próprios modos de reconhecimento” são entregues ao candidato durante as várias cerimônias, e cada Maçom sabe disso. Porque estes “modos de reconhecimento” são meramente símbolos dos modos mais verdadeiramente esotéricos de reconhecimento. Então, basicamente, considerando-se que estes podem ser demonstrados quando chamados a fazê-lo, o fator exotérico de “reconhecimento” deve corretamente terminar aí. (No entanto, o aspecto mais profundo desses “modos de reconhecimento” é tratado no âmbito dos “segredos maçônicos”, etc) A preservação dos modos de reconhecimento é um Landmark, mas, aparentemente, pouco compreendido.

Na AUM não temos tempo para as disputas mesquinhas, atitudes sectárias e desentendimentos que surgem dos chamados “não-reconhecimentos” dentro do movimento maçônico. Todos os maçons são bem-vindos para visitar nossas Lojas e nós sempre estendemos as mãos da amizade e temos o grande prazer de receber muitos maçons de outras Ordens em nossas reuniões de vez em quando. Estes foram indivíduos maçons que nos visitaram por vontade própria e sem qualquer senso de inquisição e com um sentido genuíno Maçônico de amizade e companheirismo, e não porque foram obrigados a fazê-lo a partir de suas maçônicas ordens particulares. Na verdade, talvez alguns deles visitem-nos com um grande risco para si mesmos e, portanto, evidencia coragem e ousadia, pois seria suspenso de suas ordens regulares se descobertos. Mas o tempo acabará por mudar essas coisas, pois uma Nova Era de Aquário da Fraternidade está em alta e nada pode deter o movimento cerimonial ritualístico nos céus. A interpretação de Peixes da “coisa do reconhecimento” na Maçonaria, em vez de ser compreendido por seus motivos esotéricos, foi interpretado um pouco ao longo das linhas de uma inquisição, mas este deve e acabará por mudar.

Assim, para a pergunta: A AUM é reconhecida por outras ordens maçônicas?

Resposta: por algumas ordens, sim, mas por muitas não, especialmente por parte das ordens maçônicas convencionais do tipo “apenas para homens (porque somos uma Ordem que admite mulheres), embora alguns de seus membros individuais têm sido muito gentis e encorajadores para nós. Mas não houve “reconhecimento oficial” por parte de qualquer dessas ordens.

Q: A AUM é uma Ordem Maçônica soberana ou é franqueada de outra ordem?

A AUM não é franqueada por qualquer outra Ordem Maçônica. É uma entidade soberana. Sua Carta foi redigida e assinada por vários Mestres Maçons que formaram o Grupo Franqueador desta encarnação atual da AUM na década de 1980 e todos tinham sido maçons anteriormente em outras Ordens Maçônicas. Os documentos de incorporação, bem como o nome, a Grande Loja, Antigos Mistérios Universais, foi herdada de um grupo de maçons de antes dos anos 1930 e 1940, que inicialmente estabeleceram as bases para este grupo atual. Os conjuntos de instruções maçônicas foram publicados no início de um livro com o nome do irmão Foster Bailey e denominado, “O Espírito da Maçonaria” são algumas das instruções que foram escritas como instruções maçônicas para aquele grupo anterior. O atual grupo franqueador da AUM é o herdeiro daquele contínuo esforço.

Q: Pode maçons de outras ordens afiliarem-se à AUM e é o seu estado maçônico reconhecido?

Sim, os maçons de outras Ordens podem e têm se afiliado à AUM e estão ativos dentro dela. Maçons que se filiam à AUM não são obrigados a cortar seus laços com as Ordens atuais ou antigas. Espera-se deles, no entanto, o cumprimento das suas obrigações com a AUM pontualmente e integralmente.

Um estado de filiação Maçônica é reconhecido no que se refere ao trabalho da Loja Azul, incluindo o Mark e H.R.A.

No entanto, os maçons devem ter em mente que há uma curva de aprendizagem envolvida ao filiar-se à AUM. Maçons que desejam afiliação têm que responder a um pedido por escrito para a filiação e estar preparado e disposto a passar por uma entrevista.